quinta-feira, 1 de março de 2012

Projeto "Prevenção Também se Ensina"

PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA


RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA  NO PERÍODO  DE 26/02 a 28/02/2012
Público Alvo: alunos dos anos finais do EF e alunos do EM


COMO GOSTARIA QUE OS TEMAS FOSSEM ABORDADOS
 Teatros,palestras, trabalhos , palestras com especialistas, informações e relatos de  casos acontecidos, diálogos , pesquisas e fóruns.


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Número de respostas diárias


DROGAS
5311%
BULLYNG
5812%
DST( Doenças Sexualmente Transmissíveis)
163%
AIDS (SIDA SINDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA
235%
GRAVIDEZ
378%
ACIDENTES DE TRÂNSITO
7015%
ACIDENTES DE TRABALHO
61%
INCÊNDIO
112%
HIGIENE PESSOAL ( CUIDADOS COM O CORPO)
102%
DEPRESSÃO
6313%
SEDENTARISMO
61%
ALCOOLISMO
306%
OBESIDADE
214%
ALIMENTAÇÃO
235%
DIABETES
123%
Other
368%
Informações:
O projeto Prevenção Também se Ensina, coordenado pela SEE - Secretaria de Estado da Educação, é executado FDE em escolas da rede pública estadual de ensino desde 1996. A iniciativa é voltada à promoção da cidadania saudável e à redução da vulnerabilidade da comunidade escolar à gravidez na adolescência, ao uso indevido de drogas e às DST/Aids (doenças sexualmente transmissíveis/síndrome da imunodeficiência adquirida. (http://www.fde.sp.gov.br/PagesPublic/InternaProgProj.aspx?contextmenu=prevensina) acesso em 27/02/2012
Na EE Dr Moacyr, foram inseridos outros temas ao projeto ,  a partir da observação do contexto escolar e da comunidade em que a escola se insere.
Atender as necessidades de informação e orientar, adolescentes e jovens, mobilizou a equipe gestora e docentes, devido a necessidade de "ouvir " os estudantes criou-se um  formulário que resultou nos dados acima e orientará as ações futuras de prevenção na escola.



 AVALIAÇÃO  DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO

Dois milhões de alunos da rede estadual passam por novo tipo de avaliação a partir de hoje
A prova será aplicada em 4.178 escolas em todo o Estado, direcionada aos estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio
O objetivo é identificar mais rapidamente dificuldades no processo de aprendizagem
A partir de hoje (27), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo dá início a um novo mecanismo de avaliação dos alunos. Cerca de 2 milhões de estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio regulares da rede estadual passarão pela Avaliação da Aprendizagem em Processo. O objetivo é diagnosticar eventuais dificuldades de aprendizado e agir pontualmente para resolvê-las.
Até a próxima sexta-feira (02/03), 4.178 escolas da rede em todo Estado devem participar da iniciativa, que servirá também para subsidiar as equipes gestoras e os docentes das unidades escolares com dados e orientações para a elaboração do planejamento pedagógico.
“A avaliação é um instrumento que possibilitará aos professores da rede estadual uma análise mais precisa do nível de aprendizado dos alunos em relação ao currículo. Por meio dela, os docentes terão acesso a informações detalhadas que servirão de base para ações mais efetivas na recuperação dos estudantes que apresentarem defasagem”, declarou o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.
Os estudantes serão avaliados em língua portuguesa e matemática. A prova de língua Portuguesa será composta de 14 questões de múltipla escolha para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e 15 para os do 7º ano do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Haverá ainda uma proposta de redação a todas as turmas. Já a avaliação de matemática terá o mesmo formato para todos, com 10 questões de múltipla escolha.
A aplicação será feita pelo professor da própria disciplina, no horário regular das aulas e em dias diferentes para língua portuguesa e matemática. Para os alunos com deficiência visual foram impressas cerca de 4 mil provas em Braille ou com caracteres ampliados.
“A finalidade da Avaliação da Aprendizagem em Processo não é aferir nota pelo desempenho do aluno e sim identificar suas dificuldades com o objetivo de saná-las”, salienta Leila Mallio, coordenadora de Gestão da Educação Básica da Secretaria da Educação. Para isso, os professores receberam, como material de apoio, o manual “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, que os auxiliará no diagnóstico dos estudantes, além de sugerir intervenções de acordo com a defasagem apresentada.

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