PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR


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O QUE É?


O programa Ensino Médio Inovador – EMI foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, no contexto da implementação das ações voltadas ao Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. A edição atual do Programa está alinhada às diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e à reforma do Ensino Médio proposta pela Medida Provisória 746/2016 e é regulamentada pela Resolução FNDE nº 4 de 25 de outubro de 2016.
O objetivo do EMI é apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais e Distrital no desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível, que atenda às expectativas e necessidades dos estudantes e às demandas da sociedade atual. Deste modo, busca promover a formação integral dos estudantes e fortalecer o protagonismo juvenil com a oferta de atividades que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura, da cultura, o aprimoramento da relação teoria e prática, da utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras.

AÇÃO 1 :
JORNAL ESCOLAR-Partindo da necessidade do desenvolvimento das competências leitora e escritora no ambiente escolar e análises dos resultados de avaliações internas e externas, pensou-se na produção de um jornal escolar como trabalho interdisciplinar.



Detalhamento da Ação

A proposta desta ação tem como objetivo proporcionar uma leitura mais critica de mundo , com vistas ao esclarecimento aos alunos sobre a realidade contemporânea , os problemas sociais bem desenvolver o raciocínio e sua capacidade de questionar, argumentar e posicionar-se. Com o intuito de formar leitores habituais e cidadãos bem informados e, considerando os jornais como uma excelente fonte de informação e pesquisa , através da ação de produção de um jornal na escola , da escola, pretende-se ampliar o universo dos alunos e favorecer o desenvolvimento da criticidade, a partir do trabalho com diversidade de gêneros textuais nas diferentes disciplinas do currículo. Desta forma o trabalho será realizado a partir de: -Definição de equipe de trabalho composta por professores e alunos; -Reuniões para definição de pautas; seleção de temas relevantes; comentários; debates; -Definição de quantidade de artigos a serem publicados; -Reuniões para articulação entre as disciplinas curriculares; -Utilização de ferramentas digitais para edição; -Reunião das equipes de trabalho para criação de títulos e designer do jornal; -Estabelecimento de cronograma para elaboração, revisão, montagem e distribuição. - Leitura de materiais impressos e digitais para a produção do jornal tais como: jornais e revistas


AÇÃO 2 :
MATEMÁTICA: DA TEORIA À PRÁTICA- Melhorar o desempenho dos estudantes em avaliações internas e externas ( SARESP,ENEM e OBMEP) , assegurando-lhes a construção de aprendizagens significativas e contextualizadas, no ensino da matemática.


Detalhamento da Ação
A proposta desta ação tem como objetivo proporcionar situações de aprendizagem aos alunos de maneira contextualizada que facilitem a apropriação dos conceitos matemáticos. O trabalho será realizado a partir de articulação entre as disciplinas para definição de conteúdo que mobilizem o interesse dos alunos na construção coletiva de conhecimentos. Serão organizadas oficinas matemáticas para construção de objetos a partir do conhecimento proporcionado pelas disciplinas envolvidas, que utilizem o cálculo, o raciocínio lógico e resolução de situações problemas. -Levantamento dos conteúdos bimestrais em que haja a possibilidade de tratamento metodológico a partir de oficinas de aprendizagem Utilização das situações de aprendizagem do material São Paulo faz Escola; -Aulas expositivas e dialogadas; - Utilização de sites da Web , por exemplo http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/155/browse?type=title - Trabalhos em grupo; - Planejamento e execução de atividades práticas envolvendo conceitos matemáticos - Construção de jogos matemáticos; - Planejamento da Mostra Matemática na escola - Confecção de banner para apresentação dos resultados dos estudos 
efetuados.

AÇÃO 3 :

LEITURA EM FOCO- Incentivar a leitura como algo prazeroso, visto que esta proporciona a oportunidade de ampliar os conhecimentos facilitar a compreensão de textos e a compreensão da sociedade em que vivem para atuar de forma crítica e emancipatória.

Detalhamento da Ação
A ação Leitura em Foco será realizado anualmente. O professor da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura estabelecerá junto com os alunos, para cada série, títulos para leitura, articulados ao currículo ; após a escolha, o professor promoverá atividades como roda de conversa para estimular e apresentar as obras, bem como utilizar de outras estratégias de sensibilização e motivação para a leitura: cartazes, sinopses, resenhas, trechos de filmes e teasers entre outras formas de mobilização. Este projeto de leitura propõe a organização de uma situação didática baseada no trabalho com a leitura programada. Esta forma de organização do trabalho é altamente indicada para se discutir coletivamente, porque permite um acompanhamento do processo de compreensão, possibilitando mediações do professor ao longo do processo, reduzindo parte da complexidade da tarefa e compartilhando a responsabilidade. Neste tipo de organização do trabalho de leitura, define-se um título, monta-se um cronograma de leitura, distribuindo um certo número de capítulos ou páginas em um certo período. Ao final de cada período, organiza-se uma situação didática em que se discute o trecho lido. A esta forma de organização associamos a ideia da leitura colaborativa: antecipando diferentes focos de observação, ao longo do processo de leitura, espera-se que os alunos façam uma leitura com objetivos prévios e organizam-se momentos de reflexão e compartilhamento das experiências de leitura e das compreensões dos textos. Portanto, a cada semana, diferentes formas de organização da sala estão previstas: • aula expositiva dialogada para a apresentação do projeto, contextualização da leitura proposta e ativação de conhecimentos prévios sobre o tema da obra; • aulas com discussões em grupo ou coletivas, quando serão compartilhadas as anotações pessoais de cada um, leituras de trechos feitas no coletivo pelo professor ou pelos alunos. Também está prevista a articulação com outras linguagens – cinema, pintura, fotografia etc. Após os procedimentos iniciais, como objetivo de elaboração de produto final, dentre as mais amplas formas de apresentação: roda de conversa, produção de texto, produção de slides, produção digital, cartazes, resenhas; será organizado por todas as series um Sarau Literário, à ser amplamente divulgado a comunidade escolar e local com intuito de disseminar cultura e apropriação dos conteúdos dos clássicos.

AÇÃO 4 :
MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA- Aprendizagem de técnicas e métodos científicos. Desenvolvimento do pensar cientificamente e a criatividade na resolução de problemas. Propiciará ainda o contato com a cultura cientifica e produção de conhecimento.

Detalhamento da Ação

-Definir com os alunos conteúdos aplicados nas áreas de conhecimento de seu interesse para estudo e pesquisa; -Estabelecer parcerias com professores e gestores para orientação das pesquisas; - Estabelecimento de metas; - Seleção de fontes de pesquisas; - Cronogramas de elaboração, execução e acompanhamento; - Definidos os temas e professores orientadores, os alunos receberão explicações de que o projeto é composto em duas partes: elaboração de um plano de pesquisa e início da pesquisa no 1º semestre e desenvolvimento da pesquisa no 2º semestre. Ao final do processo, será elaborado um painel com introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências bibliográficas, a ser apresentado na Primeira Mostra de Iniciação científica da escola. Cada etapa será desenvolvida com a orientação do professor orientador da turma que marcará as datas específicas para a entrega de cada item do projeto (plano de pesquisa, introdução, metodologia, cronograma etc.). Se na data marcada o trabalho estiver bom, o professor orientador recebe o trabalho caso contrário orienta no que precisa ser corrigido e devolve para que os alunos façam as correções necessárias e entreguem o trabalho na semana seguinte. Na apresentação, na Mostra, poderão ser observados os conhecimentos adquiridos pelos alunos no desenvolvimento da Pesquisa Cientifica.


AÇÃO 5 :
FEIRA DE PROFISSÕES- Favorecer a reflexão sobre a expectativa da vida profissional dos alunos, através de visitas às universidades,testes vocacionais, palestras de profissionais e ex alunos da escola; organização do evento "Feira de Profissões".

Detalhamento da Ação
Levando em consideração a necessidade dos jovens em obter informações sobre profissões que vão seguir, e com objetivo oferecer aos estudantes do ensino médio a oportunidade de se informar sobre cursos, carreiras e profissões, pretende -se organizar o evento Feira de Profissões na escola, partindo do levantamento de interesse dos alunos sobra as diferentes profissões existentes no mercado de trabalho. A partir do interesse dos alunos serão organizadas: Visitas aos Campus de Universidades próximas a escola; Entrevistas com diferentes profissionais para obtenção de informações Organização de Oficinas Vocacionais Palestras com profissionais de diferentes áreas do mercado de trabalho Realização de trabalhos em grupo Realização de testes vocacionais Planejamento e organização do evento “Feira de Profissões”


AÇÃO 6 :
QUÍMICA DOS PERFUMES- Atividade experimental para auxiliar no estudo da estrutura de compostos e do álcool. Esta atividade permite, resgatar a história da produção de perfumes e seu papel no avanço tecnológico da sociedade e contextualizar a química.

Detalhamento da Ação
A partir dos temas Ser humano e saúde, grandezas e medidas, práticas de produção de textos orais e escritos e propriedade das substâncias e dos materiais, esta ação será desenvolvida através de problematização, pesquisas de procedimentos, estudo de teorias, coletas de matérias primas, cálculos de concentração, porcentagens e volumes. Inicialmente os alunos serão convidados a refletir sobre como se dá a produção de perfumes e conhecerão um pouco de história sobre a origem dos perfumes. Em seguida após apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pelos alunos, passarão a receber orientações para leitura e interpretação de fórmulas e sobre técnicas de misturas e fabricação de produtos cosméticos. Os alunos receberão orientação para realização de cálculos de custos e lucros. Dando continuidade ao projeto os alunos definirão as essências para produção de seus perfumes , criarão embalagens utilizando medidas de superfície e apreciação estética. Pretende-se que os alunos , com esta oficina possam ainda contar com uma atividade auxiliar na renda familiar.

AÇÃO 7 :
GRAFITE E ARTE -Potencializar a comunicação com o mundo através da arte, compreendendo-a como fato histórico que favorece a reflexão de valores estéticos,políticos,sociais e culturais de uma determinada época,em espaços não convencionais.

Detalhamento da Ação
Entender o grafite como uma manifestação artística contemporânea. Desenvolver um novo olhar para o meio urbano e promover reflexões sobre a estética contemporânea. Produzir pensamento pensamentos críticos e levantar questionamentos sobre valores institucionais. Expressar idéias e expor pensamentos sobre o mundo que os cercam. Planejar e realizar o grafite no muro em frente à escola Compartilhar um espaço único de produção. A - Fundamentos teórico-metodológicos Levantamento bibliográfico B - Produção de vídeo durante o desenvolvimento da ação Entrevistas junto aos alunos Levantamento de conhecimentos prévios sobre o tema. C - Pesquisas sobre os principais grafiteiros do Brasil e do mundo Conhecer os seus pontos de vistas dos artistas e sua visão de mundo D- Projeto de Intervenção Produção de desenhos pelos alunos a partir de sua visão de mundo Realização de intervenção / grafite no muro frontal da escola E - Finalização Apresentação à comunidade local do trabalho finalizado.

AÇÃO 8 :
CAMPEONATO DE ESPORTE: Propor atitudes de respeito mútuo, solidariedade e dignidade entre os alunos e também servir como alternativa para os alunos preencherem seu tempo livre fora do âmbito escolar.

Detalhamento da Ação
Sensibilização dos alunos para planejamento e execução do campeonato de modo que sejam corresponsáveis; Definição das modalidades e o regulamento com os alunos; Zelar pela participação dos alunos em pelo menso uma modalidade; Pesquisas sobre fundamentos técnicos e táticos das modalidades esportivas escolhidas; Organização de tabelas de jogos e formas de disputas; Preparação de súmulas Registros das atividades; Definições sobre arbitragem; Preparação de torcidas; Divulgação do evento; Realização do Campeonato.


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