terça-feira, 20 de novembro de 2012

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA







A Escola Moacyr Teixeira, procura em seu Projeto Pedagógico estabelecer uma relação plural entre todos os que dela fazem parte. Desta forma o Dia Nacional da Consciência Negra, propôs a reflexão  sobre a tolerância mutua , afinal,  todos somos diferentes e no entanto somos iguais .  Refletir sobre a inserção do negro no Brasil e no mundo, possibilitou reflexões sobre, discriminação, tolerância e igualdade.  Docentes e alunos estiveram debruçados sobre as contribuições  do negro  no passado e sua inserção no presente, nas áreas sociais, econômica e política da história do povo brasileiro.
O blog  http://conscienciapura.zip.net/  discorre sobre a importância da data:


"A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.


A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.



Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira."

 A conscientização e o debate sobre o tema em sala de aula comandado pelas professoras da área de Ciências Humanas  Professora Sidnea Terezinha  ( História), Angela Zíglio e Marielly ( Geografia) , a releitura de obras de arte orientada pela Professora Thais  ( Atividade Artística), resultaram em excelentes trabalhos  que  foram apresentados à comunidade escolar em homenagem aos negros do nosso País e da nossa comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SARESP 2014