PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA
RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DE 26/02 a 28/02/2012
Público Alvo: alunos dos anos finais do EF e alunos do EM
Informações:
RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DE 26/02 a 28/02/2012
Público Alvo: alunos dos anos finais do EF e alunos do EM
COMO GOSTARIA QUE OS TEMAS FOSSEM ABORDADOS
Teatros,palestras, trabalhos ,
palestras com especialistas, informações e relatos de casos
acontecidos, diálogos , pesquisas e fóruns.
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Número de respostas diárias
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DROGAS | 53 | 11% | |
BULLYNG | 58 | 12% | |
DST( Doenças Sexualmente Transmissíveis) | 16 | 3% | |
AIDS (SIDA SINDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA | 23 | 5% | |
GRAVIDEZ | 37 | 8% | |
ACIDENTES DE TRÂNSITO | 70 | 15% | |
ACIDENTES DE TRABALHO | 6 | 1% | |
INCÊNDIO | 11 | 2% | |
HIGIENE PESSOAL ( CUIDADOS COM O CORPO) | 10 | 2% | |
DEPRESSÃO | 63 | 13% | |
SEDENTARISMO | 6 | 1% | |
ALCOOLISMO | 30 | 6% | |
OBESIDADE | 21 | 4% | |
ALIMENTAÇÃO | 23 | 5% | |
DIABETES | 12 | 3% | |
Other | 36 | 8% |
O projeto Prevenção Também se Ensina, coordenado pela SEE -
Secretaria de Estado da Educação, é
executado FDE em escolas da rede pública estadual de ensino
desde 1996. A iniciativa é voltada à promoção da
cidadania saudável e à redução da
vulnerabilidade da comunidade escolar à gravidez na adolescência, ao uso
indevido de drogas e às DST/Aids
(doenças sexualmente transmissíveis/síndrome da imunodeficiência
adquirida. (http://www.fde.sp.gov.br/PagesPublic/InternaProgProj.aspx?contextmenu=prevensina) acesso em 27/02/2012
Na EE Dr Moacyr, foram inseridos outros temas ao projeto , a
partir da observação do contexto escolar e da comunidade em que a escola
se insere.
Atender as necessidades de informação e orientar, adolescentes e
jovens, mobilizou a equipe gestora e docentes, devido a necessidade de
"ouvir " os estudantes criou-se um formulário que resultou nos dados
acima e orientará as ações futuras de prevenção na escola.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO
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Dois milhões de alunos da rede estadual passam por novo tipo de avaliação a partir de hoje
A
prova será aplicada em 4.178 escolas em todo o Estado, direcionada aos
estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries
do Ensino Médio
O objetivo é identificar mais rapidamente dificuldades no processo de aprendizagem
A partir de hoje (27), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
dá início a um novo mecanismo de avaliação dos alunos. Cerca de 2
milhões de estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e
2ª séries do Ensino Médio regulares da rede estadual passarão pela
Avaliação da Aprendizagem em Processo. O objetivo é diagnosticar
eventuais dificuldades de aprendizado e agir pontualmente para
resolvê-las.
Até a próxima sexta-feira (02/03), 4.178 escolas da rede em todo Estado
devem participar da iniciativa, que servirá também para subsidiar as
equipes gestoras e os docentes das unidades escolares com dados e
orientações para a elaboração do planejamento pedagógico.
“A avaliação é um instrumento que possibilitará aos professores da rede
estadual uma análise mais precisa do nível de aprendizado dos alunos em
relação ao currículo. Por meio dela, os docentes terão acesso a
informações detalhadas que servirão de base para ações mais efetivas na
recuperação dos estudantes que apresentarem defasagem”, declarou o
secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman
Voorwald.
Os estudantes serão avaliados em língua portuguesa e matemática. A prova
de língua Portuguesa será composta de 14 questões de múltipla escolha
para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e 15 para os do 7º ano do
Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Haverá ainda
uma proposta de redação a todas as turmas. Já a avaliação de matemática
terá o mesmo formato para todos, com 10 questões de múltipla escolha.
A aplicação será feita pelo professor da própria disciplina, no horário
regular das aulas e em dias diferentes para língua portuguesa e
matemática. Para os alunos com deficiência visual foram impressas cerca
de 4 mil provas em Braille ou com caracteres ampliados.
“A finalidade da Avaliação da Aprendizagem em Processo não é aferir nota
pelo desempenho do aluno e sim identificar suas dificuldades com o
objetivo de saná-las”, salienta Leila Mallio, coordenadora de Gestão da
Educação Básica da Secretaria da Educação. Para isso, os professores
receberam, como material de apoio, o manual “Comentários e Recomendações
Pedagógicas”, que os auxiliará no diagnóstico dos estudantes, além de
sugerir intervenções de acordo com a defasagem apresentada.
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