Diante dos resultados obtidos no SARESP iniciamos uma análise e reflexão para detectarmos os motivos de não alcançarmos a meta estipulada, em reuniões de HTPC's começamos a avaliar a partir das avaliações diagnósticas cada um de nossos alunos de acordo com os níveis de proficiência elencados no SARESP, avançado, adequado, básico e abaixo do básico.
Constatamos um número muito grande de estudantes apontados pela equipe docente como abaixo do básico, com a análise veio a indignação e também a vontade de mudar este quadro.
Após estudos e discussões organizamos um trabalho diferenciado dividido em dois modelos de trabalho. Um trabalho diversificado com grupos dirigidos e grupos independentes a ser realizado na 5ª série A, 8ª A e 8ª B, salas com um número menor de alunos classificados como abaixo do básico. E outro trabalho mais específico nas 6ª e 7ª séries. O trabalho com a separação das salas foi proposto aos pais que aceitaram o encaminhamento como forma de melhorar a aprendizagem dos filhos.
Atas de apresentação da proposta
Listas de Presença dos pais
Desenvolvimento do trabalho:
Pautas de HTPC´s realizadas
Espaço de Formação Continuada
Evidências de Participação
Alunos apresentam dramatização para os pais durante a reunião.
Pais participam de dinâmica de interação.
(As bexigas representam os filhos, a comanda era não deixá-las cair, o complicador: a cada momento um pai vai sendo retirado e o grupo deve continuar o trabalho até que reste apenas um e se propõe a reflexão do motivo pelo qual as bexigas estavam no chão ao final da dinâmica)
A vice-diretora Regiane Padoim ouve as considerações sobre a dinâmica de interação de uma mãe de aluno.
"As bexigas permanecem no alto quando nos unimos, assim é com nossos filhos: a escola e os pais juntos podem mais" Elza Novaes (mãe de aluno)
A diretora Mara Lúcia apresenta slides sobre a proposta de trabalho diversificado aos pais.
Professores durante reunião de Conselho Participativo.
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