quinta-feira, 16 de maio de 2013

Monteiro Lobato

Universo Paralelo: Pirlimpimpim

Emílias, Sacis, Donas Bentas, Viscondes e Cucas invadiram a Praça Ernesto Gentil ressurgindo de um Universo Paralelo para homenagear Monteiro Lobato. Alunos, professores e funcionários da E.E. Dr. Moacyr Teixeira - Estrela do Norte, personificaram os habitantes do sitio do Pica Pau Amarelo e encantaram a comunidade, os alunos da Escola Municipal  Antonio Padoim e do Projeto Crescer, com danças, músicas e dramatizações. A comunidade foi convidada a participar de oficinas de escrita, leitura, pintura dobradura, escultura, desenho, confecção de bonecas de pano e brincadeiras.
Todo o trabalho se baseou em leituras previas das obras de Monteiro Lobato, inclusive na disciplina de geografia, onde os alunos fizeram a  leitura do livro “Geografia da Dona Benta”, e depois produziram e apresentaram a instalação “Miolos da Terra”. Na atividade complementar de Experiência Matemática, os alunos se  interessaram  pelo personagem do Saci Pererê, realizando dobraduras deste personagem, aplicando os conceitos de perímetro e área.
A parceria das Oficinas Curriculares, Atividades Complementares e das Disciplinas de Arte, Geografia, Matemática, Ciências, Inglês e Língua Portuguesa, garantiu o sucesso do evento, que já é uma tradição no município, afinal o Sítio do Picapau Amarelo é parte da memória brasileira.          
 
.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Semana da Matemática



 “Felizes aqueles que se divertem com problemas, que educam a alma e também o espírito” Fenelon

Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática a E.E. Dr. Moacyr Teixeira realizou nos dias 06 a 09 de maio de 2013, a semana da Matemática.
Você sabia que a data de 6 de maio foi escolhida para ser Dia da Matemática como homenagem a Júlio César de Mello e Souza, professor de matemática e escritor brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro no dia 6 de maio de 1895?

 A Equipe Escolar da E.E. Dr. Moacyr Teixeira detectou em seu planejamento algumas deficiências no ensino da Matemática, por este motivo a equipe elaborou e executou a Semana da Matemática.
Os alunos foram convidados a participar de uma gincana Matemática cujas provas compreendiam em pesquisas e construção de conhecimento através de gincanas por equipe. Os alunos escolherem filósofos matemáticos como Gauss, Pitágoras e René Descartes e apresentaram suas biografias a toda comunidade escolar. A aluna Ana Julia da 6ª Série A relatou que: “Nós pudemos aprender e aumentar nosso conhecimento, foi legal porquê todos participaram. Foi muito bom.”
A vida de filósofos matemáticos, os jogos e a construção de sólidos geométricos foram algumas provas que as equipes precisavam realizar. Os alunos se envolveram bastante na dramatização de situações cotidianas do uso da matemática. Para iniciar o projeto foi apresentada em sala de aula a biografia de Julio César e Malba Tahan. Malba Tahan foi o homenageado da Semana da Matemática por ter seu nascimento ocorrido no dia 06 de maio de 1895. Ainda com o intuito de ampliar o conhecimento matemático, os alunos assistiram aos vídeos “A história dos números” e o “O homem que calculava. Episódio 5”. Participaram ainda de um campeonato de jogos de raciocínio lógico. Nesta Gincana os campeões foram os alunos da 7ª série B.



.


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Dia das Mães na Moacyr Teixeira



Para homenagear as mães, avós ou responsáveis pelos alunos a E.E. Dr. Moacyr Teixeira, organizou uma parceira com todos os professores, gestores, alunos, pais, população local e funcionários em virtude da comemoração do Dia das Mães. No evento, a escola recebeu as mães que participaram de uma gincana para lá de divertida, e, é claro, ganharam brindes ofertados pela comunidade local. A colaboração da Sala de Leitura e Oficinas Curriculares na execução do evento permitiu que as mães pudessem se divertir e aproveitar a homenagem. Provas recreativas e culturais, dublagens, danças e piadas contadas pelas mães deixaram o dia alegre e divertido. No encerramento as mães foram convidadas a confraternizarem, em companhia da equipe escolar, com lanches, bolos e refrigerantes.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Doação de agasalhos




 “A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca.” (Antoine de Saint-Exupéry)

A E.E. Dr. Moacyr Teixeira também participou do "Dia do Esquenta" fazendo arrecadação de agasalhos para posteriormente serem doados às pessoas carentes.







SARESP 2014