sábado, 31 de março de 2012

Eleições 2012


PARTICIPE!!!!
                        VOTE!!!
                                  EXERÇA A  CIDADANIA!!!

   ELEIÇÃO 05/04/2012

Para saber mais acesse:
 http://www.soudapaz.org/Portals/0/Downloads/cartilha_gr%c3%aamio_04_2008.pdf

sexta-feira, 9 de março de 2012

Profª Ruth Ciências

Professora Ruth ( Ciências) explica aos alunos a experiência que irão realizar , extraida do currículo da 7ªsérie

Note a atenção dos alunos à experiência...

PCP Regiane Theodoro em acompanhamento pedagógico  e colocando em prática  sua "curiosidade científica ".

Meu Deus, será que a Profª vai colocar fogo na escola?!


Claro que não era só uma demonstração para os alunos entenderem o conteúdo, olha eles aí realizando a tarefa... que legal!

quarta-feira, 7 de março de 2012


"A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática."    
 Paulo Freire

________________________________________________PLANEJAMENTO 2012

07/03/2012_ EE DR MOACYR TEIXEIRA



Supervisores, Equipe da Oficina Pedagógica , Docentes e Gestores em frente a Escola Estadual Dr Moacyr Teixeira/ Estrela do Norte, no 1º dia de Planejamento Escolar/2012

Profissionais da Educação  dos municípios de Mirante do Paranapanema, Tarabai, Narandiba, Sandovalina e Estrela do Norte.


"Porque a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total. Todos os sucedidos acontecendo, o sentir forte da gente - o que produz os ventos. Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura."
Guimarães Rosa


PLANEJAMENTO ESCOLAR 2012

É isso aí  pessoal, este  ano  o Planejamento Escolar , ganhou parcerias  muito produtivas. A iniciativa da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema,  com a ação " A Oficina vai à Escola", possibilitou a  interação de  diferentes profissionais do cotidiano escolar e a troca de experiência entre as Unidades Escolares, Takako Suzuki ( leia-se Narandiba), Felício Tarabai ( Tarabai), Líria Yurico (Sandovalina) e Moacyr Teixeira (Estrela do Norte), favoreceu a   reflexão compartilhada sobre as expectativas para o ano letivo de 2012. Avaliação diagnóstica, recuperação paralela, registros reflexivos , rotinas de acompanhamento pedagógico e intervenção pedagógica , foram a bola da vez no diálogo entre supervisores, gestores escolares, docentes e especialistas. Parabéns pela iniciativa...Aguardamos outros momentos, como este, de aprender a aprender  !!
Ah! no post seguinte publicarei  fotos do evento...aguardem!

terça-feira, 6 de março de 2012

Cursos do Programa Intel Educar

6/3/2012 13:42 
Estão abertas até o dia 18 de março as pré-inscrições ao Programa Intel® Educar – Curso Fundamentos Básicos 2012. Durante esse período, os interessados em participar do curso deverão realizar sua pré-inscrição preenchendo o formulário de interesse.
Poderão se pré-inscrever às vagas do curso os profissionais em exercício na SEE-SP, pertencentes ao Quadro Magistério, conforme Base CGRH de janeiro de 2012. Recomendamos que os participantes já certificados nesse curso em edições anteriores não se pré-inscrevam.
 
Mais informações estão disponíveis no Regulamento do Programa Intel® Educar – Curso Fundamentos Básicos 2012, publicado no site do Programa: www.escoladeformacao.sp.gov.br/inteleducar.
 
Sobre o Programa
 
Há mais de dez anos, o Programa Intel® Educar, com seus cursos presenciais e on-line, certifica professores, habilitando-os para usar o computador de maneira mais efetiva e pedagógica, integrando Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula, auxiliando o trabalho desenvolvido pelo professor.
 

quinta-feira, 1 de março de 2012

Projeto "Prevenção Também se Ensina"

PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA


RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA  NO PERÍODO  DE 26/02 a 28/02/2012
Público Alvo: alunos dos anos finais do EF e alunos do EM


COMO GOSTARIA QUE OS TEMAS FOSSEM ABORDADOS
 Teatros,palestras, trabalhos , palestras com especialistas, informações e relatos de  casos acontecidos, diálogos , pesquisas e fóruns.


<>
Número de respostas diárias


DROGAS
5311%
BULLYNG
5812%
DST( Doenças Sexualmente Transmissíveis)
163%
AIDS (SIDA SINDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA
235%
GRAVIDEZ
378%
ACIDENTES DE TRÂNSITO
7015%
ACIDENTES DE TRABALHO
61%
INCÊNDIO
112%
HIGIENE PESSOAL ( CUIDADOS COM O CORPO)
102%
DEPRESSÃO
6313%
SEDENTARISMO
61%
ALCOOLISMO
306%
OBESIDADE
214%
ALIMENTAÇÃO
235%
DIABETES
123%
Other
368%
Informações:
O projeto Prevenção Também se Ensina, coordenado pela SEE - Secretaria de Estado da Educação, é executado FDE em escolas da rede pública estadual de ensino desde 1996. A iniciativa é voltada à promoção da cidadania saudável e à redução da vulnerabilidade da comunidade escolar à gravidez na adolescência, ao uso indevido de drogas e às DST/Aids (doenças sexualmente transmissíveis/síndrome da imunodeficiência adquirida. (http://www.fde.sp.gov.br/PagesPublic/InternaProgProj.aspx?contextmenu=prevensina) acesso em 27/02/2012
Na EE Dr Moacyr, foram inseridos outros temas ao projeto ,  a partir da observação do contexto escolar e da comunidade em que a escola se insere.
Atender as necessidades de informação e orientar, adolescentes e jovens, mobilizou a equipe gestora e docentes, devido a necessidade de "ouvir " os estudantes criou-se um  formulário que resultou nos dados acima e orientará as ações futuras de prevenção na escola.



 AVALIAÇÃO  DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO

Dois milhões de alunos da rede estadual passam por novo tipo de avaliação a partir de hoje
A prova será aplicada em 4.178 escolas em todo o Estado, direcionada aos estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio
O objetivo é identificar mais rapidamente dificuldades no processo de aprendizagem
A partir de hoje (27), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo dá início a um novo mecanismo de avaliação dos alunos. Cerca de 2 milhões de estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio regulares da rede estadual passarão pela Avaliação da Aprendizagem em Processo. O objetivo é diagnosticar eventuais dificuldades de aprendizado e agir pontualmente para resolvê-las.
Até a próxima sexta-feira (02/03), 4.178 escolas da rede em todo Estado devem participar da iniciativa, que servirá também para subsidiar as equipes gestoras e os docentes das unidades escolares com dados e orientações para a elaboração do planejamento pedagógico.
“A avaliação é um instrumento que possibilitará aos professores da rede estadual uma análise mais precisa do nível de aprendizado dos alunos em relação ao currículo. Por meio dela, os docentes terão acesso a informações detalhadas que servirão de base para ações mais efetivas na recuperação dos estudantes que apresentarem defasagem”, declarou o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.
Os estudantes serão avaliados em língua portuguesa e matemática. A prova de língua Portuguesa será composta de 14 questões de múltipla escolha para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e 15 para os do 7º ano do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Haverá ainda uma proposta de redação a todas as turmas. Já a avaliação de matemática terá o mesmo formato para todos, com 10 questões de múltipla escolha.
A aplicação será feita pelo professor da própria disciplina, no horário regular das aulas e em dias diferentes para língua portuguesa e matemática. Para os alunos com deficiência visual foram impressas cerca de 4 mil provas em Braille ou com caracteres ampliados.
“A finalidade da Avaliação da Aprendizagem em Processo não é aferir nota pelo desempenho do aluno e sim identificar suas dificuldades com o objetivo de saná-las”, salienta Leila Mallio, coordenadora de Gestão da Educação Básica da Secretaria da Educação. Para isso, os professores receberam, como material de apoio, o manual “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, que os auxiliará no diagnóstico dos estudantes, além de sugerir intervenções de acordo com a defasagem apresentada.

SARESP 2014