quinta-feira, 29 de julho de 2010

ALUNOS DA ACD "ESTREIAM" UNIFORME

O Professor da Turmas de ACDs da EE Dr Moacyr Teixeira, Noésio Lima , através de parceria com empresa local conseguiu uniforme para os alunos que estampam a foto.A estreia do novo uniforme se dará nos  Jogos OCESP Infantil 2010 que acontecerá no inicio de agosto em Mirante do Paranpanema. Boa Sorte aos nossos alunos!





Alunos dos EM: Willian, Felipe, Raul, Jeferson Danilo, Guilherme Palma e Professor Noésio (atrás)
Pablo, Gabriel,José Vitor,Fabrício,Marco Aurélio e Paulo Sérgio ( frente)

PNLD/2011

O Professor Coordenador do Ensino Médio, Irineu Aparecido Petenuci, organizou  e orientou a escolha do PNLD/2011, na U.E. Os professores, analisaram os exemplares  e seguindo as orientações do Guia PNLD, fizeram as opções para as diferentes disciplinas. A novidade foi a escolha do livro para Língua Estrangeira.

              Exemplares de livros para análise                           Professora Lucimara ( Química/Física)                                              

Professora Sidnéa ( História)
Professoras de Língua Portuguesa e Lingua Inglesa Deise,Rosângela e Darlene
Professor Coordenador Irineu e Professora Sidnea
Professoras de Língua Portuguesa Regiane e Maurina
Professoras Maurina e Regiane

sábado, 3 de julho de 2010

DIA DA COPA NA MOACYR

           Embora com atraso, estamos postando algumas  fotos do Dia da Copa na Moacyr... Neste dia ( claro que antes da derrota para  a Holanda de 2x1), a escola inteira pode conferir informações  coletadas sobre  o Mundial na Africa do Sul.  Foram escritas frases de incentivo à seleção brasileira, produzidos cartazes e gráficos sobre a Copa do Mundo e  Campeões Mundiais , assistiu-se  também uma retrospectiva de Copas do Mundo anteriores.
Professora Lucimara orientando a confecção de cartazes...

José Vadenilson, Eric e Célio, trabalhando em grupo, na produção de cartaz...

Todos juntos, somos fortes... todos nós no mesmo barco ...não há nada à temer...

Retrospectiva das Copas - Professor Dagoberto / Atividades Físicas e Motoras

FESTA JUNINA /ALUNOS 2010

Todo ano Aqui nd Moacyr É Realizada Festa Junina Parágrafo Toda comunidade local e Funcionarios Outra Somente n alunos . ALGUNS flagrantes da festinha interna :
Aluno Laércio 8 ª série A , Na dramatização " Casamento Caipira "

Aluna Mayara, 8 ª série A , n Pronta se divertir Festa nd ...


Presença do Grêmio estudantil , comandando o som : Danilson e Arthur

Uma releitura da obra de Almeida Junior "Caipira picando fumo "
Prof ª Ivete - Atividade Artística
Releitura 2 " Caipira picando fumo "

Professora Maurina - Língua Portuguesa, explicando a atividade  das 7 ª Séries - Pesquisa e Criação de Repente...


Olha Nossa Vice- Diretora ,  com a aluna Emily da 8 ª série  na quadrilha improvisada ...
A galera entrou no clima ... Que legal!




A noite também houve festança ...

Teve canjica ...
(olha professoras Aline, Keila e Rosidália , marcando presença )


Quadrilha .... rsrsrsrs


Jogos ... Olha o Seu Álvaro observando ...


A pescaria tava animada "... A professora Deise que o diga ...


Bom, Acabou !... Vamos organizar que o ano que  vem tem mais ...

sexta-feira, 2 de julho de 2010

ALGUMAS DEFINIÇÕES SOBRE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Habilidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Habilidade (do latim habilitate) é o grau de competência de um sujeito concreto frente a um determinado objetivo. Poder-se-ia assim, por exemplo, falar de "habilidade mecânica" (a capacidade de colocar uma máquina em funcionamento), "habilidade verbal" (a capacidade de fazer uma apresentação discursiva), "habilidade matemática" etc.

Definições

Segundo Voltaire ter habilidade significa ser "mais do que capaz, mais do que instruído", pois mesmo aquele que houver lido e presenciado tudo sobre um determinado assunto, pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito. Habilidade assim, seria um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico.

Na área da educação, habilidade é o saber fazer. É a capacidade do indivíduo de realizar algo, como classificar, montar, calcular, ler, observar e interpretar. A capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (saber fazer), seus conhecimentos (saber) e suas atitudes (saber ser) para solucionar determinada situação-problema é chamada por alguns educadores como competência. Assim, entender os conceitos é uma coisa, interpretá-los é outra e posicionar-se diante disso é outra (ver Le Bortef e Perrenoud[1]).

Habilidade é oque nós aprendemos, e conseguimos identificar (ex: os alunos saberem identificar autores de textos, artigos...). Habilidade está ligada á competência, que é como vamos colocar em prática oque aprendemos (ex: os alunos criarem seus próprios textos, artigos...)

Referências

1. ↑ Philippe Perrenoud (em português)



FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Habilidade





Afinal, O Que é Competência?



 Texto de Guiomar Namo de Mello  (diretora executiva da Fundação Victor Civita ).

O termo competência está na ordem do dia do debate educacional no Brasil, mas o conceito não é novo. Sempre que dizemos o que um aluno deve aprender e o que ele deve fazer com o que aprendeu, estamos nos referindo a uma competência. Há muito tempo, professores perseguem a constituição de competências nos alunos porque é um objetivo do ensino propiciar mudanças que caracterizem desenvolvimento, seja ele cognitivo, afetivo ou social. Para mais bem compreender o que é competência, podemos destacar algumas de suas características.

1. Competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação. Portanto, para constatá-la, há que considerar também os conhecimentos e valores que estão na pessoa e nem sempre podem ser observados.

Céllus

"Se quisermos alunos competentes, teremos de ir além do ensino para memorização de conceitos abstratos"



2. Competências e habilidades pertencem à mesma família. A diferença entre elas é determinada pelo contexto. Uma habilidade, num determinado contexto, pode ser uma competência, por envolver outras subabilidades mais específicas. Por exemplo: a competência de resolução de problemas envolve diferentes habilidades — entre elas a de buscar e processar informação. Mas a habilidade de processar informações, em si, envolve habilidades mais específicas, como leitura de gráficos, cálculos etc. Logo, dependendo do contexto em que está sendo considerada, a competência pode ser uma habilidade. Ou vice-versa.

3. Para ser competentes, precisamos dominar conhecimentos. Mas também devemos saber mobilizá-los e aplicá-los de modo pertinente à situação. Tal decisão significa vontade, escolha e, portanto, valores. E essa é a dimensão ética da competência. Que também se aprende, que também é aprendida.

4. A capacidade de tomar decisões e a experiência estão estreitamente relacionadas na operação de uma competência. Tomar uma decisão, muitas vezes, implica certo grau de improvisação, mas uma improvisação orientada pela experiência. Não é por outro motivo que um piloto treina centenas de horas de vôo antes de ser considerado apto a comandar um Boeing. É essa experiência que dá ao piloto condições de tomar uma decisão pertinente.

Em resumo: a competência só pode ser constituída na prática. Não é só o saber, mas o saber fazer. Aprende-se fazendo, numa situação que requeira esse fazer determinado. Esse princípio é crucial para a educação. Se quisermos desenvolver competências em nossos alunos, teremos de ir além do ensino para memorização de conceitos abstratos e fora de contexto. É preciso que eles aprendam para que serve o conhecimento, quando e como aplicá-lo. Isso é competência



Fonte: novaescola.abril.com.br



Quer saber mais sobre habilidades e competências? Acesse o link: .http://http://www.carlosmartins.com.br/habilidades.htm

SARESP 2014